Nosso Rito


A nossa Loja Excelsa Verdade Nº 210  trabalha com o Rito Schröder.

O Rito Schröder foi criado por Friedrich Ulrich Ludwig Schröder. Foi apresentada em 29 de Junho de 1801, com a proposição de reformar a Maçonaria Alemã e expurgar todas as excentricidades e vícios dos Ritos vigentes. O Irmão Schröder buscava com este novo Rito reestabelecer a prática da verdadeira e antiga Maçonaria, utilizando um ritual que se aproximasse o máximo possível da antiga Maçonaria Operativa. Assim, o Rito Schröder foi submetido aos mestres de Hamburgo que o aprovaram por unanimidade e passaram a utiliza-lo em suas lojas, conquistando numerosas lojas pela Alemanha e hoje presente em vários países.

Com sua simplicidade singeleza e beleza, trabalha somente como os três graus simbólicos induzindo seus obreiros a buscar à luz de suas consciências seus conhecimentos procurando seu engrandecimento pessoal e de todo o quadro de irmãos de nossa loja.

Graus simbólicos e sua essência

Com base nos resultados obtidos de suas pesquisas ele escreveu um ritual maçônico focado no que dizia ser as essências da fraternidade: “a tolerância, e o pensamento humano”. Este é um dos ritos mais autênticos que formam os três primeiros graus simbólicos, pois a maçonaria de fato é formada pelos três primeiros graus.[18]

1 – Aprendiz

2 – Companheiro

3 – Mestre

Ludwig Schröder dizia em uma de suas frases: “com o mestre o círculo completo, ele queria dizer que os primeiros rituais da maçonaria Inglesa possuíam apenas os três graus simbólicos, já os demais graus anexos ao de Mestre fazem parte de um corpo auxiliar, “onde o maçom permanece nestes graus adicionais com o mesmo nível de ‘mestre’ da loja simbólica”.

Sobre o rito

 Jóia simbólica de Grão Mestre usada por Schröder

O rito Schröder não possui graus filosóficos visto que a sua filosofia já é encontrada nos três graus simbólicos ou de São João. Também conhecidos como graus da loja “azul”.

Porém alguns autores desinformados insistem em publicar inverdades como por exemplo: “O rito teria afora os três graus simbólicos, mais quatro graus superiores, quais foram abandonados com o tempo”.Os auto-graus citados de forma errônea pertenciam a estrita observância templária do qual Ludwig Schröder foi membro.

O rito de Ludwig Schröder também é chamado de Rosa-Cruz Retificado.Porém não deve ser confundido com o rito maçônico estabelecido em Marburg por Friedrich Joseph Wilhelm Schröderfundado em 1766, e nomeado de “Os antigos e verdadeiros maçons rosacruzes”, este foi um ritual dedicado ao misticismo(…) e não obteve grande êxito. Diferentemente do propósito eclético e do pensamento humanista encontrado no ritual criado por Ludwig Schröder, que sob sua administração adquiriu muito prestígio e influência.

Escola maçônica para mestres

Friedrich Ludwig Schröder

Ludwig Schröder criou a escola alemã de estudos sobre os rituais maçônicos (Engbunds). O propósito da criação desta escola de mestres foi o estudo sobre diversos rituais maçônicos, dos mais modernos aos mais antigos já praticados.

O colégio de estudos foi formado em 1802 para realizar uma investigação seria da história maçônica, desde suas origens até aquele momento. Isto não só incluem as edições, mais a degeneração que a fraternidade sofreu com o tempo.