Nossa Loja

HISTÓRICO DA AUG∴ RESP∴LOJ∴ SIMB∴ EXCELSA VERDADE N° 210

A Aug∴Resp Loj Simb Excelsa Verdade n.° 10 foi fundada em 16 de junho de 2007, tendo sua primeira e decisiva reunião na residência do Ir M. I. Morais Cardoso Policarpo, Rua Fernando Strelau n° 218, Bairro Jardim Itú, Porto Alegre. Nesta reunião, ficou decidido que a Loja trabalharia no Rito Schròder, assim como escolhidos os integrantes da primeira administração. Após outras reuniões foram realizadas, sendo então elaborado o Estatuto Social, antes da Instalação.

A Sessão Ritualística de Instalação da nova Augusta e Respeitável Loja Simbólica Excelsa Verdade n° 210, foi realizada no dia 14 de agosto de 2007, no Templo Ir∴ Kurt Max Hauser da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, localizada na Avenida Praia de Belas, 560, Porto Alegre / RS, tendo o Sereníssimo Grão-Mestre Rui Silvio Stragliotto entregue o Malhete ao primeiro Venerável Mestre da Oficina, Ir M M Ennecyr Pilling Pinto.

A ARLS Excelsa Verdade n° 210 passou a trabalhar com Sessões Ritualísticas às terças-feiras, no Templo da ARLS A Virtude, jurisdicionada ao GORGS, localizada na Rua Serafim Alencastro, n° 329, Parque Minuano, Or∴ de Porto Alegre. A Loja Excelsa Verdade n.° 210 nasceu, assim, em clima de harmonia e fraternidade, como afilhada da ARLS União e Sinceridade n° 103, sendo na oportunidade o seu Venerável Mestre o lr∴ Alcir Esteves de Almeida e da ARLS Amigos da Pedra N° 162, sendo na ocasião seu Venerável Mestre o Ir Daniel Machado.

Os Irmãos fundadores da novel Loja são os Irmãos Mestres: Ennecyr Pilling Pinto -VM ; José Osvaldo Ramos Sayago – 1o Vig; Airton Becker – 2° Vig; Jorge Alberto Barbosa Soledar – Tes; João Batista da Silva – Sec; Ulisses Pukall Mayer- 1? Diác; Luiz Carlos Santos de Mello – 2° Diác∴; Gilberto Pereira Cavalcante – G do T; Ivanir Demenech – MHar; Morais Cardoso Policarpo – Orad; Rudinei Pereira da Rosa e Anderson Pacheco Policarpo; os Irmãos Companheiros Altemir dos Santos Pacheco e Danilo Boff de Barros e os Irmãos Aprendizes Ambrósio Antonio Baldin, Dario Luiz Martins, Valmocir Almeida da Silva e Vilsomar Borile.

O nome da novel Oficina, bem como o seu respectivo lema, “Veritas Omnia Vincit”, (A verdade tudo vence) foram propostos pelo lrMM José Osvaldo Ramos Sayago. Este Ir.-, apresentou, também, a idéia básica do símbolo da Loja (Homem Vitruviano), cuja alegoria foi desenvolvida pelos llr Ennecyr Pilling Pinto e Altemir dos Santos Pacheco. A sua primeira administração compreendeu o período de agosto de 2006 ao final de 2007.

Na segunda administração, de 2007 a 2008, foi eleito para o cargo de Tesoureiro o Ir M M  Rudinei Pereira da Rosa, que havia passado a mestre no período anterior.

Alguns fatos relevantes:

Os primeiros aprendizes foram os llr Anderson Claiton Palma D’ávila e Alexsandro Von Burg Brubacher, sendo seguidos meses depois pelos llr∴ llson Vieira Borges, Rodrigo Hamilton dos Santos e Valdir Antonio Jaskulski. A primeira filiação efetivada foi do Ir M M  Odival de Souza Soares, transferido da ARLS Cidade de Hamburgo n.° 110, Or de Novo Hamburgo, jurisdicionada à GLMERGS∴.

Na segunda Administração, foi concedido o título de Associado Honorário da nova Ofic∴ ao Ir M M Bolívar Rocha, da ARLS∴ A União e Sinceridade n.° 103. Na terceira administração, 2008/2009, trabalharam como 1.° Vig e 2.° Vigrespectivamente, os llr Airton Becker e João Batista da Silva (este, foi após, substituído, a pedido, pelo Ir Ulisses Pukall Mayer) e, como Tesoureiro, o Ir.’. Rudinei Pereira da Rosa. Nesta ocasião, o VM Ir José Osvaldo Ramos Sayago concedeu a honrosa titulação de Associado Honorário ao Ir M M lido Strege Policarpo, da ARALAS União e Sinceridade n.° 103, primeiro Ir.’. Prep.’. da história da Oficina e, após, ao querido Ir M M  Francisco Bento D’Almeida, da ARLS Samuel Herbert Jones n.° 134, autor das obras maçônicas adotadas pela ARLS Excelsa Verdade n.° 210 na instrução básica de seus OObr∴. Por outro lado, também em 2009, o VM Ir José Osvaldo Ramos Sayago recebeu do Sereníssimo Grão- Mestre Gilberto Moreira Mussi, na 121° Assembléia Geral da Grande Loja, realizada no Or∴.

 

Loja Excelsa Verdade Nº 210O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo-200-C-1.png

      Trabalhamos e vivemos em busca de um ideal. O ideal de construir uma sociedade melhor para todos com dignidade, ética e moral. Caminhando nesta direção, passamos a trabalhar com afinco na construção deste sítio com o profícuo fim de organizar e disponibilizar informações e instruções que sirvam de indutores para a pesquisa, conhecimento e desenvolvimento maçônico de nossos atuais e futuros irmãos para entregar à suas famílias e para a sociedade homens aplicadores de suas mais sublimes virtudes.

A nossa Loja Excelsa Verdade Nº 210 está jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e trabalha com o Rito Schröder.
O Rito Schröder foi criado por Friedrich Ulrich Ludwig Schröder. Foi apresentada em 29 de Junho de 1801, com a proposição de reformar a Maçonaria Alemã e expurgar todas as excentricidades e vícios dos Ritos vigentes. O Irmão Schröder buscava com este novo Rito reestabelecer a prática da verdadeira e antiga Maçonaria, utilizando um ritual que se aproximasse o máximo possível da antiga Maçonaria Operativa. Assim, o Rito Schröder foi submetido aos mestres de Hamburgo que o aprovaram por unanimidade e passaram a utiliza-lo em suas lojas, conquistando numerosas lojas pela Alemanha e hoje presente em vários países.

Com sua simplicidade singeleza e beleza, trabalha somente como os três graus simbólicos induzindo seus obreiros a buscar à luz de suas consciências seus conhecimentos procurando seu engrandecimento pessoal e de todo o quadro de irmãos de nossa loja.

Com este trabalho, buscamos disponibilizar aos Irmãos todo o conceito moral e filosófico que encerra o mais alto padrão do bem, para o indivíduo e para a sociedade. Buscamos com isto que todos tenham aprimoramento intelectual, moral, espiritual, afim de combater seus vícios, preconceitos, superstições, ignorância, egoísmo, ambições e despotismo caminhando em direção da verdade e da justiça, da sabedoria e do dever, do direito e do bem, da liberdade, da igualdade e da fraternidade, pela edificação do templo da virtude, para a honra e glória do Grande Arquiteto do Universo.

Nossa loja trabalha todas às Terças-feira às 20h. Se localiza na Rua Mal José Inácio da Silva, 151, bairro Passo da Areia. Porto Alegre. Rio Grande do Sul.


julho 2019
D S T Q Q S S
« jan    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031